Ainda hoje há um grande número de prédios antigos que não possuem equipamentos de alarmes de incêndio.
E quando os responsáveis adquirem consciência da obrigação legal de implantar o quanto antes evitando incorrer em crime de omissão e consequentes efeitos na esfera cível, surge o problema de como fazer esta instalação. A melhor opção certamente é cortar paredes e embutir toda a infraestrutura necessária à passagem dos cabos, depois fechar e efetuar a pintura das paredes. Porém, em muitos casos, este custo é uma barreira a implantação imediata do sistema.
Para isto surgem as alternativas de implantação, com dutos de sobrepor que sendo corretamente instalados permitem uma relativa discrição.
A seguir vamos mostrar algumas imagens de um sistema que a Peniel Segurança Eletrônica implantou em um condomínio utilizando esta alternativa prevista na norma técnica vigente:
Apesar de parecer que a infraestrutura está embutida, na realidade ela corre sobreposta, tendo a maior parte passado pelo poço do elevador:
O resultado é que a maior parte do sistema tem sua infraestrutura instalada de forma muito discreta:
Nos casos em que o sensor precisa ser posicionado distante do poço do elevador, o uso de eletrodutos brancos permitem uma melhor discrição. E conforme a norma vigente, a tubulação não necessita ser toda em vermelho, basta que, consideradas as distâncias e formatação previstas na referida norma, haja a correta sinalização de que a referida tubulação pertence ao sistema de alarme de incêndio, conforme se vê nas fotos a seguir:
Assim, seu condomínio, e especialmente você síndico e/ou administrador, não tem motivos para correrem riscos: entre imediatamente em contato conosco.
A Peniel Segurança Eletrônica tem sempre a melhor solução para o seu problema.